Projetos Socioambientais

Desde o início das nossas atividades sempre tivemos a preocupação com as questões ambientais. Assim sendo, a primeira aula de cidadania que os alunos têm ao entrar no Cursinho Comunitário Pimentas é sobre meio ambiente. Há anos isso já é tradição. A partir daí, eles são incentivados à se empenharem, juntos dos voluntários, na coleta e separação de reciclagem. Onde todo recurso gerado vai para um fundo que serve de ajuda de custo para o próprio aluno quando passa em faculdades cujo campi fica no interior.

Além da reciclagem, ação socioambiental mais antiga da associação, outros projetos foram surgindo no decorrer do tempo. Hoje, na nossa sede, temos uma horta comunitária, cujas hortaliças são utilizadas no preparo dos almoços realizados durante as atividades, e também são aproveitadas pela comunidade do entorno. Há também um sistema de captação de água da chuva, que é armazenada em uma sisterna de 30 mil litros e serve, principalmente, para a higienização do prédio.

Todas essas ações tornaram a associação uma referência socioambiental. Além de garantir várias premiações. Foram cinco Selos Ambientais consecutivos pela Prefeitura de Guarulhos e, recentemente, a premiação no Circuito Tela Verdade, do Ministério do Meio Ambiente.