A Associação Babi

A Associação Bárbara Cristina Sá - Babi existe desde 2002. Trata-se de uma organização comunitária cuja sede está localizada na região dos Pimentas, estendendo suas ações para diversos bairros localizados nessa região, além de algumas ações visando o fortalecimento de entidades em outras regiões do município, tais como Cumbica e Vila Rio. A Associação busca com suas ações a melhoria na qualidade de vida daqueles que possam ser alcançados pelos trabalhos desenvolvidos pela entidade , diminuindo assim as desigualdades sociais e oferecendo condições para o exercício da cidadania. Atualmente os trabalhos mais sólidos desenvolvidos por esta instituição concentram-se na área da educação esporte e cultura.

Naturalmente algumas conquistas tornaram-se consequências deste trabalho, a saber:

Inclusão de mais de 700 jovens da região nas melhores universidades do país;

·         Parceria com a Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda, para a realização de Projeto Social em Educação;

·         Conquista consecutiva de seis Selos Ambientais, premiação concedida pela Câmara Municipal de Guarulhos às entidades que atuam em defesa da preservação do Meio Ambiente e da qualidade de vida do município;

·         Premiação pelo Circuito Tela Verde, do Ministério do Meio Ambiente em 2015;

·         Eleição de 2 (dois) membros no Conselho Gestor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Município de Guarulhos;

·         A eleição de 3 (três) representantes no Conselho Municipal de Juventude do município de Guarulhos na 1ª Conferência da Juventude,  de 4 (quatro) membros na 2ª Conferência Municipal de Juventude e de 6 (seis) membros na 3ª Conferência de Juventude;

·         Eleição de 1 (um) membro no Conselho do Orçamento Participativo de Guarulhos;

·         Indicação de dois delegados para a 3° Conferência Municipal de Habitação de Guarulhos;

·         Eleição de 1 (um) representante para o Conselho Municipal de Habitação;

·         Eleição de 2 (dois) membros para o Conselho Municipal de Políticas Urbanas;

·         Eleição de 1 (um) membro para o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano;

·         Realização anual do Sarau Cultural na região do Bairro dos Pimentas (doze edições já realizadas);

·         Realização anual do Sarau Feminista (duas edições já realizadas);

·         Diversas atividades culturais realizadas através do Ponto de Cultura da Babi;

·         Atividades Culturais realizadas através de outros Pontos de Cultura no município de Guarulhos com os quais a Associação Babi possui parceria;

·         Inúmeros projetos aprovados a partir de outros editais públicos (principalmente nas áreas de educação, cultura, inclusive com a USP e com a Unifesp);

·         Vários núcleos esportivos, com atividades de futebol, karatê e capoeira;

·         Habilitação da Associação Babi no Ministério das Cidades para construção de moradia pelo Programa MCMV - Entidades.

Bárbara Cristina Sá - Nossa Babi

Bárbara Cristina Sá foi uma grande militante de nossa organização. Foi aluna e, posteriormente, voluntária de nossos trabalhos sociais. Formou-se em Ciências Sociais pela UNIFESP (Campus de Guarulhos), foi professora de sociologia no Estado e presidente de nossa associação, que hoje leva seu nome em merecida homenagem.

A Associação busca então fazer nossa cidade e principalmente a periferia um lugar mais justo e melhor para se viver como era o desejo de nossa companheira.